sábado, 14 de janeiro de 2012

Sábado à Grega!



O que você ta afim de fazer no sábado? Que tal descobrir um pouco de uma cultura diferente e ainda se divertir e comer bem? Pra isso temos o Acrópoles Restaurante e o Café Olympia  dois pedaços da Grécia no meio de SP! 


Acrópoles Restaurante!





O restaurante tem seu nome inspirado na palavra Acrópole, do grego, que era a parte da cidade construída no espaço do terreno com relevo mais elevado da região, por isso possuía grande valor simbólico e estratégico, era na Acrópole das cidades gregas que se encontravam as estruturas mais nobres como os templos e os palácios dos governantes! O grego Thrassyvoulos Petrakis, conhecido como seu "Trasso" comanda o Restaurante paulista Acrópoles, esse senhor já é a primeira atração do restaurante grego do bairro do Bom Retiro, cheio de energia é ele que costuma receber os clientes a porta e botar ordem nos garçons, sua historia e animo contagiante já lhe renderam o título de personalidade gastronômica dado pela Veja São Paulo! Como um dos mais tradicionais restaurantes gregos de SP com sua fundação em 1959, o Acrópoles original não tem uma faixada ostentativa e seu ambiente é bastante simples, por isso não espere um restaurante luxuoso porque não é isso que irá encontrar, porém o Acrópoles possui em seu cardápio os pratos mais típicos da culinária grega, dentre eles estão os mais pedidos Mussaká (camadas de berinjela, batata e carne moída, cobertas com molho bechamel), de sobremesa Galactoboireco (massa folhada recheada com creme de semolina) e Kataifi (macarrão doce enrolado com nozes) e pra beber Ouzo(aguardente de anis com uva) e Metaxa (conhaque de uva). Os atrativos do lugar não estão simplesmente na comida, por ser um ponto antigo e seu dono ter a vida ligada ao lugar o Acrópoles passa a ideia de tradição por tempo e historia, onde se bate um papo com o dono, o tipo de pensamento das antigas! Mais um ponto forte e muito interessante é a quebra de pratos que se realiza no Acrópoles esporadicamente, ou seja não acontece sempre, mas é uma oportunidade muito boa de apreciar um costume grego! Pra poder saber quando se dará a próxima e participar é preciso ligar e fazer uma reserva para data! 


Rua da Graça, 364 - Bom Retiro
São Paulo - SP
Telefone:(011)3223-4386
Funcionamento:
Segunda à Domingo 6H30Min às 23H
Não tem serviço de estacionamento
Aceita cartões de crédito 
(Amex, Dinners, Visa e Master)




O Acrópoles também possui uma unidade no Jardins que é dirigida pelas filhas do seu "Trasso", essa unidade tem o ambiente menos simples do que o original do Bom Retiro:


Restaurante Acrópoles- Jardins
Rua Haddock Lobo, 885 -Jardins
São Paulo - SP
Telefone:(011)3063-3991
Funcionamento:
Segunda à Sábado 12H até 15H30Min e 19H até 00H
Domingo almoço até as 18H
Aceita cartões de crédito
(Amex, Dinners, Visa e Master)






Café Olympia!





O Café Olympia dirigida pelo grego Yannis Delatolas é mais um restaurante que oferece um pedaço da Grécia dentro de SP, localizado na Chácara Santo Antonio o estabelecimento começou oferecendo cafés e acompanhamentos e hoje se estabeleceu como restaurante com pratos típicos gregos, como a Lula (recheada com cebolinha, hortelã, endro e canela), o Carneiro(assado ao vinho branco) e o tradicional Mussaká(camadas de berinjela, batata e carne moída cobertos com molho bechamel). Não é um restaurante grande e o ambiente é simples, o legal é conhecer os pratos oferecidos e curtir aos sábados as festas animadas com musica ao vivo, dança e a famosa quebra de pratos

Café Olympia
Rua do Estilo Barroco, 25 - Chácara Santo Antonio
São Paulo - SP
Telefone:(011)5182-7486 begin_of_the_skype_highlighting            (011)5182-7486      end_of_the_skype_highlighting
Funcionamento:
Terça à Sábado das 9H às 23H
Segunda e Domingo até as 18H
Não tem serviço de estacionamento
Aceita cartões de crédito
(Amex, Dinners, Visa e Master)




Por que se Quebra Pratos?

Não se sabe ao certo de onde surgiu o costume de quebrar pratos, mas o fato é que ele esta na cultura grega há mais de 4 mil anos, uma das explicações seria que os gregos antigos acreditariam que o barulho da quebra serviria para afastar os maus espíritos, há também uma questão de desapego com as coisas matérias! Com o passar do tempo o costume adquiriu um sentido diverso sendo usado simplesmente para animar festas, danças, ou mostrar apreciação por uma apresentação! Hoje na Grécia o ato de quebrar pratos foi substituído por atirar flores já que o quebra-pratos ficou tao popular na década de 30 que quando a coisa ficava mega animada havia quem se machucasse com pedaços de louça voadoras!







Nenhum comentário:

Postar um comentário