domingo, 20 de maio de 2012

Açúcar Colorido!

Sem dúvida você é ou conhece uma das milhões de pessoas que consomem diariamente uma ou algumas doses da bebida favorita dos brasileiros, o café, ou/e deve parar pra tomar um chá de vez em quando! Mesmo se não for grande fã de nenhuma das duas bebidas gosta de um suquinho, ou então de um doce! A verdade é que o objetivo não é bem as bebidas, mas o jeito que você irá adoçá-las!

Doce Charme!
 

Os torrões de açúcar são um costume antigo, diz a lenda que ele teria surgido quando em 1841 a esposa do tcheco Jakub Kryštof Rad teria se machucado ao cortar uma barra de açúcar e cobrou dele providencias, afinal o homem era diretor da empresa de açúcar da cidade, eis então que a solução dele foi a criação do açúcar em cubos, conhecido como sugar lump, porém quem resolveu patentear a ideia foi um industrial inglês do ramo chamado Henry Tate, que na época ficou milionário com isso e outras coisas, é por conta de Tate e das constantes aparições dos cubinhos em diversos filmes em inglês que há a associação do costume com o tradicional chá britânico, porém isso é um engano o costume legitimo vem da Rússia onde estabeleceu-se a tradição do chá bem forte com um pouco de limão tomado com o cubo de açúcar preso entre os dentes! 
O fato inegável é que os torrões são sem sombra de dúvida um jeito charmoso de adoçar as bebidas!Entre o açúcar granulado no açucareiro ou em saquinhos e os cubinhos que podem ganhar formatos diversificados e cores, não há a menor dúvida qual dos dois chama mais a atenção e faz o serviço diferente e especial! Os torrões também já foram usado no Brasil mas ao longo do tempo se perderam e hoje estão quase desaparecidos! Portanto se você quer adoçar a vida de alguém, dar um toque original ao cafezinho pras visitas ou até agregar uma coisa nova ao dia a dia, vai uma dica!


Torrões de Açúcar Coloridos:

Ingredientes:
 

  • 1 Xícara de Chá de Açúcar de Confeiteiro (Açúcar comum também funciona)
  • 1 Colher de Chá de Água
  • Corante Alimentício




Preparo:

  • Adicione a colher de chá de água ao açúcar e misture até que fique semelhante uma massa arenosa - parecido com areia molhada.
  • Pingue a gota de corante, misture, verifique se atingiu a coloração desejada e se está uniforme! (não exagere, ou suas bebidas ficarão coloridas! - O ideal é não passar de 2 gotas de corante alimentício).
  • Escolha uma forminha com o molde desejado (pode ser desde a de gelo pequeno até corações, flores, ursos - há muita variedade em lojas de bolos e festas - é importante lembrar que as formas devem ser pequenas já que os torrões devem acomodar-se até na menor das xícaras) e ponha a mistura na forma compactando-a bem! Tome cuidado com os cantos, pra não ficar buracos e falhas na hora de desenformar! 
  • Desenforme em uma assadeira(se grudar é porque ta muito molhado, se não pegar a forma muito seco - não se desespere - corrija o molhado demais com açúcar e o muito seco com água, só um pouco e tente dinovo!).
  • Leve ao forno baixo por 5 minutos! Tire do forno, cubra com um tecido fininho e aguarde 40 minutos! (Esse procedimento serve pra secar e ganhar a consistência final, ou seja, não ficar se desfazendo a qualquer aperto, mas você também pode optar por deixar eles secando de um dia para o outro, basta cobri-los com uma pano fino no intuito de proteger de formigas!)
  • Armazene em vidros ou saquinhos sempre fechados!
  • *Para incrementar ainda mais seus torrões de açúcar você ainda pode adicionar alguns pinguinhos de suco de laranja ou limão na mistura - combina bem com chás - ou também alguma essência - que pode ficar bom com café também - da sua escolha!



Um comentário: