domingo, 12 de fevereiro de 2012

Stand Up Paddle Surf!

Hoje vai conhecer um esporte que mistura o surf com o remo, veio com ainda mais força nesse verão e vale muito a pena conferir, o Stand Up Paddle Surf!

Embarque Nessa!



O Stand Up Paddle ou SUP como é chamado é um esporte muito antigo e original do Hawaii seu ressurgimento começou na década de 60 e foi ganhando força com adesão de famosos ao treino da modalidade! No Brasil é de 2007 pra cá que ele vem ganhando maior destaque!






O grande ponto do SUP é que ele é um esporte bastante versátil e pode ser praticado em lagoas e praias de águas calmas ( possibilitando passeios de pequenas travessias ou longas distancias), surfar pra pegar uma marola ou ondas grandes e fazer aquela manobra! A abertura de utilização do SUP é ótima principalmente pra aquele praieiro de fim de semana,  porque se a sua cidade não tem praia mas tem um rio legal, ou uma represa que dê pra aproveitar o lazer você pode praticar por lá
Outra vantagem é que a faixa etária para o SUP vai desde os 4 até por volta dos 64, ou seja, todo mundo dentro! A iniciação é mais simples e permite que você teste suas remadas logo, aprendendo como remar e ganhando o primeiro equilíbrio já da pra se aventurar em águas tranquilas, desse ponto é só evolução, pra se arriscar nas ondas grandes é recomendável ter mais aulas !
O melhor horário para a prática do SUP aos iniciantes é no começo do dia ou no final da tarde, porque o mar costuma ficar mais calmo e liso! Em São Paulo as melhores praias para os iniciantes são: Boiçucanga, Paúba, Toque-Toque e Praia Preta! Quem quiser já ir pegando umas ondinhas a praia da Baleia é uma boa opção além de já ter uma galera que pratica o Stand Up Paddle por lá! Agora se você paulista não ta afim de enfrenta a estrada também pode recorrer a represa do Guarapiranga!

Qual prancha escolher?


A prancha do SUP é um pouco maior do que a longboard do Surf tradicional mas também há uma opção a fazer na hora de adquirir a sua! Se você quiser focar em travessias e surf de ondas gordas(aquela que é mais cheia e reta, forma sem tubo, diferente da cavada), então sua prancha precisa ser maior e mais larga (são mais fáceis de ficar de pé mas dão maior estabilidade), agora se o foco é surfar e fazer manobras então precisa de uma prancha menor e mais pontuda (mais complicado de ficar em pé)! A parte ruim é que uma prancha de Stand Up Surf usada com remo e tudo custa por volta de 2.500 reais e uma nova está girando pelos 4.500 mas você pode dar uma chegada em uma das escolinhas pra experimentar e ver se vale a pena o gasto que é feito uma vez só já que o equipamento exige mesmo é os cuidados normais sem gastos com manutenção!



Algumas das escolas de Stand Up Paddle:


Ilha Bela - Escola Eco Treinohttp://www.ecotreino.com.br/
Guarujá - Paddle Club Brasil - Endereço: Praia da Enseada - Hotel Palmar, Altura do número 4500
Telefones: (013)3351-5184 begin_of_the_skype_highlighting            (013)3351-5184      end_of_the_skype_highlighting ou (013)8155-5006 begin_of_the_skype_highlighting            (013)8155-5006      end_of_the_skype_highlighting - Professor Marcelo (BLU)
Santos- Escola Surf Picurutahttp://www.picuruta.com.br/ 
São Paulo/Capital- Escola de Stand Up Padlehttp://www.teambrazil.com.br/clube1.html - Endereço: Rua Peixe Vivo, 155 - Interlagos - Altura do 3300 da Robert Kennedy
Telefone:(011)8157-3860 begin_of_the_skype_highlighting            (011)8157-3860      end_of_the_skype_highlighting ( Paulinho Lima ) ou Sede Team Brazil e Clube Represa Guarapiranga - (011)5666-6167 begin_of_the_skype_highlighting            (011)5666-6167      end_of_the_skype_highlighting


Todas essas escolas depois que você já estiver dando as suas remadas se dispõe a auxiliar na compra do equipamento, inclusive a localizada na represa do Guarapiranga (última) possui loja própria mas se quiser outra opção ainda há a Board House na Vila Madalena, uma loja que tem um grande leque de possibilidades em pranchas de surf e skate, não é muito grande mas trabalha com bons equipamentos e os vendedores vão conseguir te explicar o que você precisar que é o que importa mesmo!



Board House
http://boardhousebrasil.com.br
Endereço:
Rua Inacio Pereira da Rocha,399 - Vila Madalena
São Paulo - SP
Telefone: (011)2364-9686





Nenhum comentário:

Postar um comentário