quarta-feira, 1 de fevereiro de 2012

Crítica ao Novo Comercial Havaianas!


Entrou em veiculação o novo comercial da marca de chinelos Havaianas que tem atualmente como garoto propaganda o ator com projeção internacional Rodrigo Santoro, até aí normal, incluindo uns suspiros femininos, se não fosse o contexto do novo comercial que pra destacar o produto transmiti uma imagem negativa do Brasil! Entenda do que me refiro abaixo:

Novo Comercial da Havaianas - Propaganda Negativa do Brasil!



Hoje 29/01 começou a ser exibido na mídia o novo comercial dos chinelos Havaianas, a marca que tem como atual garoto propaganda o ator Rodrigo Santoro vinha aproveitando da conhecida projeção internacional de Santoro juntamente com a apreciação dos chinelos Havaianas como um produto reconhecidamente brasileiro por estrangeiros para elaboração de seus comerciais, foi nessa pegada que o último filme promocional (Aeroporto, também com Santoro) ganhou seu enredo! O novo comercial sem dúvida devia ter inicialmente a mesma ideia, mas perdeu a linha!
Intitulado Ambulante o novo filme promocional mostra a seguinte situação: Rodrigo Santoro está sentado em uma praia com um amigo estrangeiro que diz a ele que já volta, então Santoro o alerta para tomar cuidado porque irão tentar vender-lhe qualquer coisa (ênfase) porque ele é um turista! O amigo estrangeiro de Santoro diz que está tudo bem, na intenção de tranquiliza-lo, e vai saindo enquanto Rodrigo ainda reforça o alerta pra que ele fique ligado! Fecha o quadro pra uma nova cena de um vendedor ambulante, que diz ao estrangeiro, que já  está usando colares, camisa florida, óculos e chapéu, que agora iria lhe mostrar a cara do Brasil, ou seja, as Havaianas e o estrangeiro fica todo interessado nos chinelos, nesse momento chega Santoro rindo e perguntando ao ambulante se ele esta explorando o gringo, e este responde que esta disseminando a cultura brasileira pelo mundo, e Rodrigo responde que deixará a cultura do enrolation com o ambulante e ficará só com as legitimas, ou seja , as Havaianas indo embora e dizendo ao vendedor que é pra ele ficar com o troco! 
Veja o Comercial:

Vamos ser sinceros, nós todos sabemos que há sim esse tipo de situação no Brasil, ou seja, há pessoas que se aproveitam dos estrangeiros, entre outras coisas, que nós quando temos amizade os dizemos pra atentar, mas isso não é exclusividade nossa, e falar disso, pior, destacar isso, não é função de uma propaganda que tem como objeto um produto que exibi de frase efeito " A Cara do Brasil "! O que adianta por um ator brasileiro que rende alguns suspiros com o peito de fora como garoto propaganda e dizer que um estrangeiro em nosso território tem de tomar cuidado pra não ser explorado pela enrolação de um vendedor de praia? Nosso povo tem seu jogo de cintura mas da forma que foi mostrado parece que esse aspecto brasileiro só é usado para sacanear e ludibriar, quando na realidade pode ser usado pro bem, como uma grande qualidade, uma forma de luta e criação - até pra criar Havaianas! Sim há dois brasileiros ali o ambulante e o Santoro mas na real qual é a representação das pessoas em geral? Não é uma defesa aos ambulantes mas a verdade é que é ele que simboliza a maioria, e não o galã de cinema! É irônico uma propaganda revelar uma  realidade assim, sem querer ou querendo, pode até ser que o enrolation esteja na " Cara do Brasil " mas sem dúvida não é concentrado em seu povo! O fato é que uma propaganda que tem intenção de chamar atenção. não só nacional mas internacional. pra um produto brasileiro não pode dizer que o estrangeiro no Brasil vai ser explorado, que tem necessidade de ser alertado, ou seja,  fazer uma propaganda negativa, ao contrario deve por a frente as qualidades brasileiras! Com certeza havia outras opções de linkar Santoro, um estrangeiro e o Brasil com Havaianas e escolheram a historias errada!

Nenhum comentário:

Postar um comentário