quarta-feira, 18 de janeiro de 2012

Protesto STOP SOPA/PIPA!



Toda Quarta o blog fala sobre um movimento ou uma notícia que ta rolando e você precisa ta por dentro! Hoje o assunto é o apagão que rolou hoje do Wikipedia americano em protesto a lei contra pirataria que vai a discussão no dia 24/01 no Congresso dos Estados Unidos! Mas você deve ta se perguntando porque se pirataria é ruim? Eu te digo! Eles passaram da linha, esqueceram o objetivo e caminham pra restrições de conteúdo na internet que podem perder o foco!

Não censurem a rede!


Por conta do projeto de lei Stop the Piracy Act(SOPA) -adiada pela Casa Branca- e Protect Ip Act(Pipa) que irá ser discutida no próximo dia 24/01 no Congresso americano, hoje o Wikipedia USA permaneceu fora do ar por 24horas! Essas duas leis tem a intenção de ampliar os meios legais para que os detentores de direitos autorais possam combater o tráfico online dessas propriedades intelectuais! Ela possibilitaria o bloqueio a qualquer site que exibam copias de vídeo, imagem ou áudio! O que essa lei faz na prática? Antes quando um usuário publicava algum conteúdo ilegal a empresa que detinha os direitos autorais sobre aquilo solicitava ao hospedeiro que retirasse a publicação indevida do ar, e se o hospedeiro conseguisse achar o usuário que cometeu a ilegalidade poderia mover uma ação e processa-lo. Com essa lei as empresas de direitos autorais teriam a possibilidade de passar por cima do usuário e ir diretamente pra hospedeira porque entenderia-se que aquele que hospeda é responsável por todo e qualquer coisa publicada em seu domínio, o que é praticamente inviável porque nenhum dos hospedeiros tem total controle sobre isso por mais organizados que eles sejam! O que aconteceria com isso é que muitos sites como Youtube, Megaupload, Twitter, Orkut e etc poderiam ser processados, a verdade é que quem estaria sendo processado seriam os usuários mas a lei daria a possibilidade de ir diretamente ao site hospedeiro, o efeito disso seria que esses sites iriam sofrer e poderiam sair do ar, e isso geraria impacto na sua vida! Pirataria realmente é crime, mas da maneira como as coisas estão ficando este projeto de lei está se tornando um grande ato de censura a internet, que é uma conquista de liberdade para todas as pessoas do mundo! Impedir o compartilhamento de fotos, músicas e vídeos pela internet ao meu ver é fora de proposito, todas as medidas tomadas para proteção de direitos exigem bom senso o que claramente o governo americano esqueceu ao exagerar nos dois projetos! Os empresários se preocupam tanto com o compartilhamento de conteúdo na internet e as perdas econômicas que trazem à alguns setores que se esquecem de buscarem soluções que se juntem a rede, ou seja, modernizar o pensamento, buscar novos atrativos para que as pessoas comprem em vez de baixarem! Há sim um lado bom no compartilhamento de todo esse conteúdo, a propaganda, milhões de pessoas tendo conhecimento sobre aquilo em apenas segundos, e o fato é que o que é bom permanece, você acaba tendo vontade de dar o seu dinheiro naquilo que considera de grande qualidade, mesmo que a internet disponibilize! 
Em um movimento orquestrado pela organização Fight for the Future, grandes nomes da rede como Google, Twitter, Facebook, Yahoo!, Wordpress, Amazon, eBay, LinkedIn, Mozilla, 9GAG, mostraram-se contrários aos dois projetos de lei que são apoiados principalmente pela industria fonográfica, cinematográfica e conglomerado de mídia americanos! O Wikipedia foi o mais radical, em seu apagão de protesto o site exibiu a tela com a o seguinte texto:


Imagine um mundo sem conhecimento livre
Por mais de uma década nós gastamos milhões de horas para construir a maior enciclopédia da historia humana.Agora o congresso dos EUA esta considerando uma lei que poderia prejudicar a internet livre e aberta.Por 24horas, para aumenta a conscientização, estamos fazendo um "blackout" do Wikipedia.




Grande parte das visões dos protestos que estão rolando na internet falam que está lei seria como uma tentativa do governo americano e também das grandes empresas, aquelas que movem a economia e tem por isso poder de decisão junto a sociedade, de conter aquilo que as prejudicasse! Esse pensamento faz um sentido bastante lógico principalmente se lembrar que o governo americano andou enfrentando problemas por vazamento de dados sigilosos feitos por movimentos organizados pela internet em redes sociais e videos publicados no youtube! Se esses projetos de lei fossem totalmente aprovados e o governo detivesse esse poder sob a internet como se está ventilando qualquer pagina com suspeita de conter link ou conteúdo pirata poderia ser posta fora do ar, por isso a pirataria poderia se tornar facilmente uma máscara para encobrir a censura daquilo que fosse incomodo!
No Brasil existe um projeto de lei que tem essa mesma visão que tem sido chamado de AI-5 Digitail(PL 84/99) de autoria do Senador Eduardo Azeredo e esta em discussão no nosso Congresso Nacional!

Nenhum comentário:

Postar um comentário